domingo, 28 de março de 2010

Cada um com o seu

O projeto UCA tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a educação. Em janeiro de 2005 o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) começou a desenvolver o projeto de um laptop com valor de mercado de apenas US$ 100, com o intuito de revolucionar a educação nos países em desenvolvimento. Para isso foi criada aOLPC (One Laptop per Child). A idéia foi apresentada por ocasião do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, em janeiro de 2005. Em novembro do mesmo ano foi apresentado o primeiro protótipo.
O OLPC está baseado em três premissas:

Aprendizagem e educação de qualidade para todos são essenciais para alcançarmos uma sociedade justa, eqüitativa, econômica e socialmente viável;
• Acesso a
laptops móveis em escala suficiente oferecerá reais benefícios para o aprendizado e proporcionará extraordinárias melhorias em escala nacional;

• Enquanto os computadores continuarem sendo desnecessariamente caros, esses benefícios continuarão sendo um privilégio para poucas pessoas. da educação nos países em desenvolvimento.

Projeto educacional

Mas o propósito do Projeto UCA vai muito além de construir um laptop extremamente barato, é um projeto educacional. A intenção é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país.

É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades, motivando os alunos a produzir conhecimento.(www.pensamentodigital.org.br/?q=node/605).



Acredito que esse projeto possa dar certo sim. A interação com o mundo virtual aguça a imaginação dos alunos,e faz de uma simples aula, uma grande viagem no conhecimento.



Um comentário:

  1. Oi Taninha?
    Quando eu li sobre o projeto UCA achei tudo de bom, já pensou quantos professore e alunos interligados vai ser tudo de bom. E como voce mencionou vai ser uma grande viagem no conhecimento.
    Beijos, Jake.

    ResponderExcluir